Internacional

EXPO CPLP 2025 tem abertura oficial em Brasília e reúne representantes da lusofonia no SESI LAB

Publicado

on

A capital federal recebeu, nesta segunda-feira (07), a cerimônia de abertura da EXPO CPLP 2025, evento internacional que marca o início de uma semana de atividades voltadas à integração cultural, acadêmica e econômica entre os países de língua portuguesa. A solenidade foi realizada no SESI LAB, espaço de ciência, arte e tecnologia localizado no centro de Brasília.

A EXPO, em sua segunda edição, também abriga o VIII Seminário de Pesquisas do Laboratório Ábaco, promovido pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), e posiciona a cidade como palco estratégico para o encontro entre tradição e inovação no universo lusófono.

Com o tema central de cooperação internacional e desenvolvimento sustentável, a programação reúne representantes de governos, universidades, empresas, instituições multilaterais e o corpo diplomático da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A mesa de abertura foi presidida por Ronan Pires, presidente do Instituto Jovem Exportador (IJEx), idealizador da EXPO, e pela reitora da UnB, Rozana Naves, ao lado de autoridades convidadas:

Publicidade
  • Ricardo Galvão, presidente do CNPq;
  • Carlos Alberto de Matos, representando o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação;
  • José Carlos Daio Silva, da Embaixada de Angola no Brasil;
  • Rita Albuquerque, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil);
  • Paulo Henrique Barbosa, do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

A EXPO CPLP 2025 é uma iniciativa do Instituto Jovem Exportador (IJEx) em parceria com a Universidade de Brasília, e conta com apoio de importantes instituições como o CNPq, IFB, ApexBrasil e SESI LAB, além de respaldo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Ministério do Empreendedorismo.

O evento reafirma o potencial geopolítico da língua portuguesa, falada por mais de 260 milhões de pessoas em quatro continentes, e promove ações concretas de internacionalização, educação, empreendedorismo e inclusão produtiva entre os países membros da CPLP.

A programação segue até o dia 10 de julho, com entrada gratuita e diversas atividades abertas ao público.

Publicidade

Trending

Sair da versão mobile