Conecte-se conosco

Cultura

Empresas paulistas representarão o Brasil no Festival de Cinema de Cannes 2025

Publicado

on

Fonte/ Reprodução: Internet

O Governo de São Paulo levará uma comitiva composta por gestores públicos e dez empresas do setor audiovisual para participar do Festival de Cinema de Cannes, na França, entre os dias 13 e 24 de maio. A ação integra o CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado em parceria com a InvestSP, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O objetivo da missão é promover oportunidades de negócio, incentivar a internacionalização de empresas criativas paulistas e impulsionar a geração de emprego e renda no setor cultural. Além da participação em atividades do festival, os representantes também terão acesso ao Marché du Film, um dos principais mercados audiovisuais do mundo, com mais de 15 mil profissionais de 140 países e cerca de 4 mil projetos em circulação.

As empresas selecionadas para esta edição são:
Dezenove Som e Imagem, Gullane Entretenimento, Klaxon Cultura Audiovisual, Lavra Filmes, LPB Content, MA Filmes, Nexus Cinema e Video, O2 Produções Artísticas, Pinguim Content e South.

“Levar empresas paulistas para Cannes é uma oportunidade estratégica para fortalecer a presença de São Paulo no cenário global da indústria criativa. Além de fomentar novos negócios, buscamos criar um ambiente de aprendizado e networking, essencial para atrair investimentos, gerar empregos e impulsionar o desenvolvimento contínuo do setor audiovisual e cultural no estado”, afirma Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas.


CreativeSP: apoio à internacionalização da cultura paulista

Esta será a quarta missão do CreativeSP ao Festival de Cannes. O programa oferece reembolso de até US$ 3 mil por empresa, cobrindo até 50% das despesas com a viagem. Também estão previstas atividades de networking, consultorias especializadas, além de monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.

Somente em 2024, o programa realizou nove missões internacionais, levando 103 empresas culturais a eventos estratégicos nas áreas de cinema, literatura, inovação, tecnologia e entretenimento. O resultado foi uma projeção de R$ 725 milhões em negócios e a geração de 6,4 mil empregos diretos e indiretos.

Publicidade

Em 2025, o CreativeSP já participou do Festival de Berlim (Alemanha), do SXSW (EUA) e da Games Developers Conference (EUA). A próxima missão já está confirmada: será em junho, para o Festival de Publicidade Cannes Lions, também na França.

Para mais informações sobre o programa, acesse o site da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Mathias Ricasso se apresenta no Bar do Nelson em noite especial de música e emoção em São Paulo

Publicado

on

O cantor Mathias Ricasso será a grande atração da próxima quinta-feira, dia 28 de maio, no tradicional Bar do Nelson, em São Paulo. A apresentação acontece em uma das casas mais emblemáticas da boemia paulistana, comandada pela empresária Lilian Gonçalves, reconhecida por manter viva a tradição da música brasileira e da cultura popular na capital.

O show promete reunir grandes sucessos da carreira do artista, além de momentos de emoção e nostalgia em um ambiente marcado pela valorização da música ao vivo. O Bar do Nelson, conhecido por homenagear permanentemente o eterno cantor Nelson Gonçalves, se tornou referência na cena cultural paulistana pela programação musical diversificada e acolhedora.

Mathias Ricasso carrega uma trajetória consolidada no cenário sertanejo. A convite de seu tio, Matogrosso, o cantor integrou por seis anos a consagrada dupla Matogrosso & Mathias, período em que percorreu o Brasil e o exterior em mais de 1.200 apresentações. O artista também participou de importantes eventos nacionais, como a Festa do Peão de Barretos por quatro anos consecutivos, além de programas de televisão e gravações de DVDs.

Durante sua passagem pela dupla, Mathias interpretou sucessos que marcaram o público sertanejo, entre eles “Um Século Sem Ti”, “Tentei Te Esquecer”, “Voo do Condor”, “Seu Corpo em Meu Corpo” e “Eu Me Perdi”. As canções ajudaram a consolidar sua presença artística e ampliaram o reconhecimento nacional de seu trabalho.

Atualmente em carreira solo, Mathias Ricasso vive uma nova fase profissional, apostando em um repertório que mistura clássicos sertanejos e músicas inéditas do DVD “Minha História”. O projeto representa um momento de renovação artística, sem perder a essência romântica e o carisma que acompanham o cantor desde o início de sua trajetória.

Publicidade

A expectativa é de que o show reúna fãs, admiradores da música sertaneja e frequentadores tradicionais da noite paulistana em uma apresentação marcada pela emoção, pela memória musical e pela celebração da cultura popular brasileira.

Continue Lendo

Cultura

Artista independente, Carlos Ferrari estreia na música com o single “Noite Me Chamou”

Publicado

on

O cenário da música independente brasileira ganha um novo nome com a estreia de Carlos Ferrari. Apostando em uma proposta autoral e intimista, o artista transforma experiências pessoais em canções marcadas por forte carga emocional e conexão direta com o público.

Com letras que abordam reflexões sobre a vida, superação e recomeços, Ferrari busca dialogar com ouvintes que já enfrentaram momentos difíceis e encontraram forças para seguir em frente. Essa identidade artística se reflete em seu primeiro lançamento oficial, o single “Noite Me Chamou”.

Totalmente independente, o projeto foi desenvolvido do início ao fim pelo próprio artista. Desde a composição até a finalização da faixa, todo o processo ocorreu de forma intensa e espontânea, evidenciando um momento de inspiração criativa e entrega pessoal. Segundo Ferrari, a música nasce justamente desse fluxo rápido e verdadeiro de sentimentos.

O lançamento marca o início de sua trajetória no mercado musical, mas o artista já projeta novos passos. A promessa é de uma sequência de trabalhos que devem apresentar evolução artística, maior maturidade e produções cada vez mais marcantes.

Com presença ativa nas plataformas digitais, Carlos Ferrari utiliza as redes sociais como principal canal de divulgação e aproximação com o público.

Publicidade

O single “Noite Me Chamou” já está disponível online:

▶️ YouTube: https://youtu.be/H-AFZVkbNG4?si=g4oMry_0o6t6HR6h
📱 Instagram: https://www.instagram.com/carlosferrari21

A estreia sinaliza não apenas o início de uma carreira, mas o surgimento de um artista que aposta na autenticidade como principal força para conquistar espaço na música.

Publicidade
Continue Lendo

Cultura

2ª MOSTRA DE CERÂMICA DA GRANJA VIANA: O EQUILÍBRIO DO YIN E YANG NO MANIFESTO “MARROM, PRETO E BRANCO” De 24 a 30 de abril de 2026

Publicado

on

Granja Viana, Cotia – Depois do sucesso da 1a edição, a Galeria de Arte Solange Viana tem a alegria em apresentar a 2a Mostra de Cerâmica da Granja Viana, com o substituto: MARROM, PRETO E BRANCO.

A terra, o fogo e o design se encontram na 2ª Mostra de Cerâmica da Granja Viana. Este ano, o evento transcende a simples exposição para se tornar uma instalação imersiva sob o tema “Marrom, Preto e Branco”. Com uma proposta curatorial que busca o equilíbrio profundo entre o Yin e o Yang, a mostra revela a potência dos ateliês locais e do entorno, unindo a produção autoral a uma experiência de harmonia visual e sensorial.

O Conceito: Marrom, Preto e Branco
A paleta de cores guia o espectador pela jornada da matéria e pelo equilíbrio dos opostos:

  • Marrom: O elemento terra, a base, a cor do barro em sua essência e a conexão com a raiz da nossa região. É a força que sustenta.
  • Branco e Preto: A representação máxima da dualidade Yin e Yang. O branco como a luz, o vazio e a pureza da cerâmica; o preto como a força da queima, a densidade e o mistério da transformação pelo fogo.

A mostra desafia o olhar a encontrar a beleza no contraste, mostrando que a cerâmica é, acima de tudo, a busca pelo equilíbrio entre essas forças.

Um Encontro de Pertencimento e Visibilidade

A mostra cumpre o papel vital de tirar os artistas do isolamento de seus ateliês na Granja Viana e cidades vizinhas, criando um ponto de encontro entre quem faz e quem admira:

Publicidade
  1. Valorização do Artista Local: O público tem a chance de descobrir os talentos que produzem arte de nível internacional “no quintal ao lado”.
  2. Fomento à Venda e ao Mercado: O evento promove a economia criativa, conectando colecionadores, arquitetos e entusiastas a peças exclusivas, incentivando o consumo consciente e autoral.
  3. Cenografia do Equilíbrio: Todo o espaço é pensado para refletir a harmonia entre o cheio e o vazio, permitindo que cada peça conte sua história dentro de um ambiente que respira o conceito de Yin e Yang.

“A cerâmica na Granja é uma força silenciosa que agora ganha palco. O tema ‘Marrom, Branco e Preto’ depura nossa visão e foca no equilíbrio: o mesmo que o artista busca ao tocar a argila e enfrentar o fogo,” destaca Solange Viana.

Serviço:

  • Evento: 2ª Mostra de Cerâmica da Granja Viana – Marrom, Preto e Branco
  • Conceito: Equilíbrio Yin e Yang
  • Data: de 24 a 30 de abril de 2026
    24, 25 e 26/4, ( sex, sáb. e domingo) das 11h às 18h
    27 a 30/4, das 14h às 18h
  • Local: Galeria de Arte Solange Viana
    Rua São João, 246, centrinho da Granja Viana/Cotia
  • Entrada: Gratuita

Informações: Solange Viana
galeriadeartesolangeviana@gmail.com
Whatsapp (11) 99912.1219

Venha descobrir quem molda a nossa terra. Valorize o artista do seu entorno e leve o equilíbrio do feito à mão para sua casa.

Link para inscrição:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe6e9_fYhZAz64Y3EUyk3rD_j_RsMPn3af365D3Ul806ZStIg/viewform

@galeriadeartesolangeviana

Publicidade
Continue Lendo

Trending